No dia 2 de outubro, o Colégio Brasileiro de Osteopatia (CBO) participou, com professor e aluna, do training camp dos atletas da seleção brasileira de Karatê. A equipe brasileira se reuniu para treinamento, na cidade de Piracicaba/SP e passou por avaliação e tratamento osteopático como parte desta preparação.
Os atendimentos foram realizados e supervisionados pelo Prof. Dr. Gustavo Bortolazzo DO e pela fisioterapeuta da seleção brasileira de Karate, Dra. Charlini Hartz, que é aluna da Formação em Osteopatia do CBO.
O Prof. Gustavo falou sobre a importância da Osteopatia na área esportiva: “A Osteopatia se insere na área esportiva tanto na ação curativa quanto preventiva. Os atletas se beneficiam deste tratamento, melhorando a mobilidade tecidual. Isto gera redução dos sintomas e melhora do gesto esportivo, entre outros benefícios.” E acrescentou: “este tratamento é ainda mais importante nos esportes de contato, nos quais há um grande número de disfunções traumáticas.”
Para Charlini, que já tem experiência na área esportiva, acrescentar a Osteopatia tem sido fundamental “Busquei a formação em Osteopatia para aumentar as possibilidades de atuação junto aos atletas, considerando a complexidade do tratamento bem como prevenção de lesões no esporte. A osteopatia acrescentou demais na minha atuação, já que se propõe a tratar o corpo na sua totalidade, o que auxilia nos diversos desafios encontrados no manuseio da lesões esportivas. Ainda, o CBO possui uma formação sólida e pautada pelas atuais evidências na área, o que contribuiu fortemente para a aplicabilidade dos conceitos na prática do dia dia com o atleta. Sem dúvida esta formação contribui muito para o cuidado com os atletas!”
Os atletas também comentaram sobre ter a Osteopatia como parte da preparação. “Para mim foi uma experiência incrível e muito significativa. Senti melhora imediata em lesões antigas no tornozelo, na cervical e no quadril, que me incomodava há anos e agora sinto mais móveis” disse Érica Santos, atleta campeã brasileira e pan americana.
A Osteopatia auxilia na área esportiva no mundo todo, os Osteopatas fazem parte da equipe da área de saúde durante os jogos olímpicos e também em diversos clubes e seleções de futebol, basquete, com atletas de tênis, ciclismo e vem se inserindo cada vez mais em outras modalidades.
O professor Diego Spigolon, coordenador técnico da seleção brasileira de karatê, também falou da parceria: “agradeço o Colégio Brasileiro de Osteopatia pelo suporte e apoio à seleção. A Osteopatia é importante, pois são atletas de alto rendimento, que exigem muito da parte física. Espero contar com vocês nos próximos training camps”
O CBO deseja sucesso aos atletas.
Se você é fisioterapeuta e se interessa pela Osteopatia, acesse o site do CBO e conheça a proposta de ensino que tem elevado o nível de atendimento dos nossos alunos.
Entre em contato com o CBO!