Dúvidas Frequentes

Confira as dúvidas mais frequentes sobre a formação em Osteopatia do CBO


Quem pode cursar osteopatia?

O curso é destinado apenas a profissionais graduados em fisioterapia.


Qual é o horário das aulas?

Os módulos são ministrados uma vez ao mês, durante os finais de semana (sábado e domingo), exceto no mês de janeiro.

As aulas acontecem das 8h às 18h tanto no sábado quanto no domingo, com pausa para almoço.


Quanto tempo é de curso?

A Formação Completa tem duração de 4 anos e é dividida em três ciclos: CICLO BÁSICO, CICLO AVANÇADO E PRÁTICA SUPERVISIONADA. Ao término de cada CICLO o aluno recebe um certificado/declaração referente a etapa concluída.

Ciclo Básico: Esse ciclo é composto por 32 módulos distribuído em 3 anos e engloba a Osteopatia Estrutural, Osteopatia Visceral e Osteopatia Craniana, não podendo ser feitos separadamente. Ao final do ciclo básico o aluno pode atuar como Osteopata, mas ainda não pode se intitular.

Ciclo Avançado: Esse ciclo é composto por mais 10 módulos, distribuído em 1 ano, de forma complementar o ciclo básico.

Prática Supervisionada:É possível iniciar a participação após a realização dos primeiros 20 módulos da formação do ciclo básico.

Ela é realizada para que o aluno possa aplicar o conhecimento teórico-prático ensinado no curso. São realizados atendimentos em pacientes com supervisão de um professor. Os casos clínicos são discutidos e também são apresentados seminários pelos alunos para que ocorra o treinamento para docência. A prática supervisionada é realizada um dia por semana, por um período de 10 meses consecutivos.


Como consigo o Título de Especialista em Osteopatia e qual é a Carga Horária?

Para a obtenção do Certificado de Formação (C.O) que o credenciará para realizar a prova de especialidades do Crefitto é necessário fazer: os 3 anos da formação do Ciclo Básico + Ciclo Avançado (10 módulos) + Prática Supervisionada.Totalizando 1500h de curso.

Qualquer instituição que ofereça menos que essa carga horária está fora das normas.

COFFITO: NORMAS PARA O REGISTRO DE ESPECIALIDADE PROFISSIONAL EM OSTEOPATIA

RESOLUÇÃO Nº. 377/2010 – Dispõe sobre as normas e procedimentos para o registro de títulos de especialidade profissional em Fisioterapia e dá outras providências.


O curso é considerado uma pós-graduação (latu sensu)?

Não! Funciona da seguinte forma: Só é permitido que uma faculdade certifique cursos de especialização se esse curso for realizado nas suas dependências. Por isso, o CBO emite o Certificado de Formação que o credenciará para realizar a prova de Especialidades do Crefitto. Quando o aluno passa na prova do Crefitto ele recebe o Título de Especialista Profissional em Osteopatia.

A formação em Osteopatia oferecida pelo CBO segue os critérios de ensino do COFFITO, Associação de Osteopatas do Brasil e Organização Mundial de Saúde.


Qual a diferença entre a titulação C.O e D.O emitida pelo Colégio?

C.O - Certificação em Osteopatia - Obtido após toda a conclusão da Formação Completa (4 anos + prática supervisionada).

D.O - Diplomado em Osteopatia - Obtido após a conclusão de toda a Formação Completa (4 anos + prática supervisionada) + defesa de tese


O aluno recebe material de apoio?

Sim. O material didático é completamente online, mas também possui a opção de impressão.

O CBO oferece um material didático de ponta e completo que é disposto em um portal do aluno no qual pode acessar apostilas interativas com textos, fotos e vídeos de tudo que é ensinado durante a formação.


Por que fazer o curso de Osteopatia no CBO?

- Estamos a mais de 10 anos no mercado e somos reconhecidos entre as maiores e melhores escolas de formação em osteopatia do Brasil,  possuindo várias sedes espalhadas em torno dele.

- Nossos corpo docente é composto por mestre e doutores, todos especialista osteopatas

- A escola tem programa compatível com o preconizado pela AOB (associação de osteopatas do brasil)

- O curso segue as normas da OMS

- Oferecemos 1000h horas em aulas práticas e teóricas e mais 500h somente em prática supervisionada.

Essas são todas as horas necessárias para realizar a prova de concessão de título de especialista profissional do COFFITO.

- Nosso material didático é online e exclusivo, através da área do aluno em nosso site com vídeos para facilitar o processo de aprendizagem.

- Os alunos contam com material de apoio extra em formato EAD na área do aluno.

  

- Possuímos um sistema de controle de frequência e avaliações teóricas e práticas periódicas através de um app exclusivo do CBO

- Também oferecemos cursos com professores internacionais ao longo dos anos da formação com base em complementar o seu estudo em osteopatia


Onde ficam as sedes e quais as datas de início?

Você pode verificar através deste link: https://cbosteopatia.com.br/turmas/



Exame de Bolsas 2022