Fasceíte plantar é uma inflamação na fáscia (tecido fibroso) que se localiza na planta do pé. Esse tecido fibroso une o calcâneo aos ossos da região anterior do pé e pode se lesionar se for submetido ao aumento de tensão imposta sobre ele. Se não for retirada tensão, pode evoluir para osteófito na região inferior do calcâneo.
O aumento da tensão na fáscia plantar pode ocorrer em pés que apresentam:
Vale lembrar que a atividade física/laboral, na maioria dos casos, não é a causa da fasceíte plantar, mas um fator que exacerba outra alteração pré-existente.
O quadro clínico do paciente inclui: dor na planta do pé que exacerba ao acordar (pelo componente inflamatório da fasceíte) e ao realizar atividades de impacto (que geram tração sobre a fáscia).
O diagnóstico pode ser auxiliado por exames de imagem, como a radiografia (para visualizar o osteófito – se houver), ultra-som (para visualizar se há lesão e/ou inflamação na fáscia plantar) ou ressonância nuclear magnética.
O tratamento passa por uma criteriosa avaliação do Osteopata e deve ser realizado após discriminada a causa do problema.
A Osteopatia pode auxiliar no tratamento da fasceíte plantar por dispor de técnicas que visam restabelecer a mobilidade articular, diminuir o espasmo muscular, melhorar a postura do paciente pela intervenção nos captores posturais e por intervir na cadeia lesional que levou a fáscia plantar à lesão.
Detalhes sobre a fasceíte plantar, anatomia, biomecânica, disfunções somáticas, testes de mobilidade articular, testes de tônus muscular e tratamento do complexo tornozelo/pé são abordados no módulo de tornozelo e pé do curso de especialização do Colégio Brasileiro de Osteopatia (CBO). A posturologia (captor podal) é abordada no módulo de joelho.
Entre em contato com o CBO!