No dia 24 de fevereiro de 2014 o Prof. Gustavo Bortolazzo, do CBO, defendeu tese na Área de Anatomia, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O título do seu trabalho foi ” Efeitos da manipulação articular na sacroilíaca e transição lombossacral sobre os sinais de indivíduos portadores de instabilidade do tornozelo”
O tema é interessante e atual, como explica o Prof. Gustavo “Optamos por estudar os efeitos à distância da manipulação articular, pois o efeito neurológico esperado é um dos pilares da formação da cadeia lesioanl do paciente e do tratamento Osteopático”.
Gustavo salienta que o doutorado foi uma evolução dos achados que teve durante o seu mestrado “No mestrado estudamos os efeitos da manipulação, essencialmente sobre um nervo craniano e no doutorado queríamos pesquisar sobre os efeitos sobre um nervo espinhal.”
O Prof. Gustavo é responsável por alguns módulos no curso de especialização do Colégio Brasileiro de Osteopatia, que tem como objetivo difundir os conceitos da Osteopatia e ensinar os alunos a visão deste método de diagnóstico e tratamento.”
Entre em contato com o CBO!