No Brasil, a Osteopatia é uma especialidade da fisioterapia, reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional há mais de 10 anos.
A osteopatia é uma técnica, dentro da qual existem manobras para os diversos tecidos do corpo, como os músculos, tendões, articulações, fáscia, ligamentos, cápsula articular, entre outros.
No Brasil é uma especialidade do profissional fisioterapeuta; não tem status de profissão.
A avaliação global do paciente, que permite ao osteopata formar a cadeia lesional que está levando algum tecido do corpo ao sofrimento. Este tecido em sofrimento é a fonte do sintoma, porém pode estar alterado por disfunções à distância. A disfunção à distância é a que deve ser encontrada e tratada.
Para o tratamento o Osteopata pode lançar mão das diversas manobras, que se adequam ao tecido responsável pela disfunção.
Quando uma pessoa deve procurar o tratamento osteopático?
Quando apresenta qualquer sintoma, exceto quando os sintomas são de origem tumoral, reumático na fase aguda, por hemorragias, aneurismas.
O diagnóstico passa por uma extensa anamnese, onde são colhidas as características das queixas principal e queixa secundárias e o histórico de doenças prévias, cirurgias, eventos traumáticos. Além disso são avaliadas a mobilidade geral e analítica e são realizados testes ortopédicos, neurológicos.
O tratamento deve ser realizado sobre o tecido que está em disfunção (que pode ser longe do local da queixa principal) e sobre os locais que apresentam relações diretas e indiretas com este tecido.
Tumores, osteoporose grave, doenças reumáticas na fase aguda e nas dores que não têm origem em disfunções de mobilidade tecidual.
Como são feitas as sessões ? Semanais , mensais etc.
A frequência é geralmente semanal.
Dependendo das disfunções podem ser associadas técnicas que trabalhem a postura, corrijam o posicionamento dos pés, melhorem força muscular, porém muitos casos não necessitam de complemento ao tratamento.
Pacientes que apresentem lombalgias, dores ciáticas, cervicalgias, cefaléias, tendinites, bursites, osteoartrose, dores sem causa aparente, entre outras.
Sobre o Professor Gustavo L. Bortolazzo
Fisioterapeuta (Unimep), especialista em Osteopatia (UCB-RJ), mestre em Fisioterapia (UNIMEP), doutorando em Anatomia (UNICAMP), professor do Colégio Brasileiro de Osteopatia.
Entre em contato com o CBO!