Cinesiologia Aplicada


Luis Rivas Cano D.O. (Espanha)

- Fisioterapeuta. Universidad Pontificia, Salamanca
- Diploma en Osteopatia (D.O.) Scientific European Federation of Osteopaths (SEFO)
- Kinesiologia aplicada “Diplomate in Applied Kinesiology”, Hamburgo (Alemanha).
- Profesor de Osteopatia - “Escuela de Osteopatía de Madrid”. (2002 – 2014)
- Profesor de Osteopatia - OSD (Osteopathie Schule Deutschland). Alemanha. (2014 – atual)
- Profesor de Osteopatia - FBEO (Formación belga-española de osteopatía). Espanha (2015 – atual).


Cinesiologia aplicada

Desenvolvido por um médico Quiroprático americano, Dr. George Goodheart, com a proposta de avaliar e corrigir uma série de desequilíbrios mecânicos, químicos, nutricionais e eletromagnéticos dos sistemas corporais do ser humano.

Os fisiologistas tradicionalmente definem o tônus muscular como: atividade de um músculo em repouso aparente. Não se trata de atividade motora, mas sim de uma manifestação da função tônica. Esta função tem propriedade de regular a atividade permanente do músculo, que condiciona nossa postura e faz com que a musculatura esteja preparada para responder as múltiplas solicitações da vida. O tônus se encontra em todo organismo vivo, e tem em condições ideais um nível homogêneo.

Dr. Goodheart descobriu que alguns músculos eram enfraquecidos ou debilitados por diversos desequilíbrios orgânicos como: deficiência da circulação, má nutrição, bloqueios nos meridianos da acupuntura, etc... Existem conexões específicas entre músculos, órgãos, vísceras, sistema neurolinfático, sistema neurovascular e meridianos da acupuntura...

Estados emocionais, esgotamento físico e mental estão também em intima relação com o tônus. Por exemplo; um esforço físico que num momento de alegria subimos sem esforço, podemos ter dificuldade em executar quando estamos tristes.

Os testes de reação musculares são a principal ferramenta de avaliação utilizada nesse método, como instrumento de feedback. É um excelente meio diagnóstico e de escolha das abordagens necessárias para cada paciente.

Baseados nessas relações fisiológicas, Goodheart e seus colegas desenvolveram uma serie de testes e um método de diagnóstico diferencial.


Público-alvo:

Osteopatas e estudantes de Osteopatia


Faça a sua matrícula agora!

Preencha os campos corretamente, o nome contido no cadastro será o mesmo para o certificado final.

Preencha os dados abaixo

*Todos os campos são obrigatórios






Forma de pagamento

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o setor financeiro através do e-mail:
financeiro@cbosteopatia.com.br (Atendimento somente por e-mail)


Finalizar Matrícula

Após realizar a inscrição devidamente, será enviado um boleto referente ao valor da entrada. A vaga no curso só é garantida após o pagamento da entrada. As demais parcelas serão enviadas para que sejam quitadas nos meses subsequentes.


• O parcelamento do curso em 10 vezes, somente é válido para as inscrições confirmadas até o dia 05 de janeiro de 2020.

• Para alunos inscritos após a data de 05/01/2020, o número de parcelas reduz progressivamente, sendo que o investimento total deve quitado até 15/10/2020.

A confirmação do curso apenas se dará por número mínimo de inscritos e os mesmos serão avisados por email quando esse fato se concretizar. Sugerimos que a reserva de passagens e hospedagem seja realizada somente após a confirmação do curso.

Multa por desistência - caso ocorra a desistência do curso por parte do contratante, será cobrado o valor referente a taxa de matricula e mais 30% do valor investido até a data da desistência.

Clicando em prosseguir declaro concordar com todos os termos descritos acima.

Matrículas 2020